O Programa Institucional de Pós-Doutorado tem como objetivo a promoção da realização de estudos de excelência em alto nível, o reforço dos grupos de pesquisa nacionais e a promoção da inserção de pesquisadores em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos programas de pós-graduação no país. Além disso, o PIPD busca promover o aperfeiçoamento de doutores por meio da atuação no ensino e na pesquisa e da internacionalização dos programas de pós-graduação incentivando a realização de estágio pós-doutoral no exterior.
Os bolsistas do Programa Institucional de Pós-Doutorado - PIPD poderão realizar estágio pós-doutoral no exterior, conforme as disposições estabelecidas pela Diretoria de Relações Internacionais da CAPES.
Art. 3º Será concedida 1 (uma) bolsa na modalidade Pós-Doutorado a cada PPG avaliado pela CAPES com as seguintes características:
I - nota 6 ou 7;
II - localizado na região Norte e avaliado com nota 5;
III - localizado em município com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM inferior a 0,750, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, e avaliado com nota 5.
Parágrafo único. Para os fins do disposto neste artigo, serão consideradas as notas do Relatório Sintetizado de Programas e Cursos da Plataforma Sucupira extraído em 30 de agosto de 2024.
Site da CAPES que trata do Programa Institucional de Pós-Doutorado - PIPD.
Para o PPG Ecologia, o pós-doutorando deve entregar, anualmente, o Relatório de Atividades com o andamento do projeto e as produções relacionadas. Sobre o projeto, é muito importante detalhar quais atividades já foram realizadas, apresentar o resultado dessas atividades e o cronograma do que se pretende fazer para os próximos anos. E em relação à produção bibliográfica, é observada a publicação de artigos científicos com seu supervisor.