Matrícula
Publicado: 12/06/2017 - 16:56
Última modificação: 26/09/2023 - 14:36
Para admissão no Programa o aprovado no Processo Seletivo deverá providenciar a documentação necessária dentro do prazo estabelecido no Calendário acadêmico da pós-graduação a fim de efetivar sua matrícula.
Ser aprovado no Processo Seletivo de ingresso no Programa.
Enviar para o e-mail da Secretaria (ecologia@umuarama.ufu.br) os documentos listados a seguir, em PDF único, na ordem em que são citados, e a Planilha de Dados Pessoais.
- Se brasileiro:
- Requerimento de matrícula (modelo - preenchido e assinado pelo ingressante, não sendo necessária a assinatura do coordenador no documento)
- Registro Civil (Certidão de nascimento ou casamento)
- RG (Carteira de Identidade)
- CPF
- Título de Eleitor
- Certidão de quitação eleitoral
- Documento militar, se do sexo masculino
- Diploma de graduação ou certificado de conclusão da graduação
- Diploma de Mestrado ou certificado de conclusão do mestrado
- Carta de Aceite de Orientação (ver Serviço http://www.ppgeco.ib.ufu.br/servicos/indicacao-de-orientadora)
- Se estrangeiro:
- Requerimento de matrícula (modelo - preenchido e assinado pelo ingressante, não sendo necessária a assinatura do coordenador no documento)
- RNM e CPF
- Registro Civil e diploma(s)
- Passaporte
- Visto de permanência
- Carta de Aceite de Orientação (ver Serviço http://www.ppgeco.ib.ufu.br/servicos/indicacao-de-orientadora)
Observações sobre os documentos
- As cópias devem ser legíveis e sem nenhum corte.
- Toda documentação deve ser enviada, mesmo aquelas que já foram entregues para participar da seleção.
- Como comprovante de graduação é válido, somente, o certificado de conclusão da graduação (documento recebido depois da colação de grau) ou o diploma. Não são aceitos atestados emitidos pela secretaria. Assim que receber o diploma, é necessário entregá-lo à Universidade pelo Portal do Estudante.
- Como comprovante do título de Mestre é valido, somente, o certificado/declaração de conclusão do mestrado (deve-se ter a defesa já registrada no histórico escolar) ou o diploma. Assim que receber o diploma, é necessário entregá-lo à Universidade pelo Portal do Estudante.
- O aluno de doutorado deverá entregar o comprovante relacionado ao diploma de graduação e ao diploma de mestrado. Não aceita-se ata de defesa como comprovante de conclusão do mestrado.
- O diploma deve conter a assinatura do discente no campo "Titulado" ou "Diplomado" e os versos devem estar com os dados totalmente completos.
- Para os alunos especiais e discentes visitantes, advindos de outros PPG's, é necessário colocar o comprovante de matrícula no curso de mestrado ou doutorado.
- Os documentos devem ser entregues em PDF único e na ordem em que são citados. Não é necessário o envio de documentação física.
Observações sobre o preenchimento do Requerimento de Matrícula
- Marque no quadro correspondente qual o Nível (se mestrado, doutorado ou aluno especial).
- O campo "Matrícula" deve ficar em branco.
- Preencha todas as informações pessoais.
- Preencha as disciplinas nas quais deseja se matricular.
- Preencha a data e assine.
Observações sobre o preenchimento da Planilha de Dados Pessoais
- A planilha deve ser cuidadosamente preenchida, sem o uso de caixa alta, com os dados completos, pois essas são as informações lançadas no sistema.
- Deve ser respeitada a grafia dos nomes (inclusive a acentuação) conforme a certidão de registro civil. Não usar caixa alta ou abreviar algum nome.
- Em todos os campos que for necessário preencher UF, deve-se colocar a sigla do Estado, por exemplo, MG.
- Datas devem ser preenchidas de maneira completa, da seguinte forma 12/03/2000.
- O número do CPF deve ser preenchido sem ponto ou hífen.
- O número do documento de registro geral deve ser preenchido sem traços ou pontos, por exemplo, MG12345678.
- Deve ser preenchida a sigla do órgão emissor do RG, sem traços ou pontos, por exemplo, PCMG.
- O número do título de eleitor deve ser preenchido sem traços ou pontos.
- Sexo é Feminino ou Masculino.
- Estado civil é solteiro(a), casado(a), desquitado(a), divorciado(a), viúvo(a), outros e união estável.
- Tipo endereço é Avenida, Rua, Alameda, etc.
- Nome do logradouro é o nome da rua ou avenida.
- O CEP do endereço deve ser preenchido no formato 38.400-082, com ponto e hífen.
- Telefone residencial deve ser preenchido nesse formato (34) 3218-5555.
- Telefone celular deve ser preenchido nesse formato (34) 99999-5555.
- A planilha está preenchida com um exemplo para ajudar na visualização.
Os Horários de Aula estão neste link: http://www.ppgeco.ib.ufu.br/servicos/horarios-de-aulas
O calendário acadêmico com as datas de envio da documentação então neste link: http://www.propp.ufu.br/calendario
Em caso de desistência da vaga, informe à Secretaria do Programa por e-mail.