Serviço

Defesa - (1)Procedimentos gerais

por Portal PPGECO
Publicado: 10/10/2017 - 16:13
Última modificação: 22/08/2024 - 08:00
Público-alvo: 
Estudante
Assunto: 
Projetos / Serviços
Definições: 

Para obtenção do grau de Mestre será exigida a apresentação de uma dissertação, baseada em trabalho conduzido pelo aluno.

Para obtenção do grau de Doutor será exigida a apresentação de uma tese, baseada em trabalho original conduzido pelo aluno.

As defesas deverão ocorrer em sessão pública presencial ou por videoconferência presidida pelo(a) orientador(a) com apresentação oral do trabalho num período entre quarenta e sessenta minutos, seguida de arguição e julgamento por uma Comissão Examinadora.

Os membros da Comissão Examinadora deverão ser portadores do título de Doutor, Livre Docente ou Notório Saber.

Na apreciação da dissertação de Mestrado e tese de Doutorado, cada examinador, em sessão secreta realizada imediatamente após a defesa, atribuirá ao aluno um dos seguintes conceitos:

I – aprovado; ou

II – reprovado.

 

Requisitos: 

Para os alunos de Mestrado

  • Ter totalizado os créditos exigidos, conforme currículo do ano de ingresso no Programa.
  • Ter proficiência em em inglês registrada no histórico escolar.
  • Ter protocolado o Plano de Trabalho no prazo de 6 meses após seu ingresso.
  • Ter a aprovação no Estágio Docência I (para bolsistas) registrada no histórico escolar.
  • Ter entregado todos os documentos de matrícula.
  • Não ter registrado no histórico escolar nenhuma pendência, inclusive documentos de matrícula.

Para os alunos de Doutorado

  • Ter totalizado os créditos exigidos, conforme currículo do ano de ingresso no Programa.
  • Ter proficiência em inglês e em uma segunda língua estrangeira registradas no histórico escolar.
  • Ser aprovado no Exame de Qualificação, realizado até o sexto semestre do curso.
  • Ter a aprovação no Estágio Docência II e III (para bolsistas) registrada no histórico escolar.
  • Ter entregado todos os documentos de matrícula.
  • Não ter registrado no histórico escolar nenhuma pendência, inclusive documentos de matrícula.

Atenção: se houver qualquer pendência no histórico escolar, a defesa não será agendada.

Mencionar, obrigatoriamente, a(s) agência(s) de fomento que, integral ou parcialmente, tenham financiado atividades do trabalho. Ver: Portaria Nº 206, de 4 de setembro de 2018.

Composição da Banca:

  • Mestrado: são necessários três membros titulares, sendo pelo menos um externo à UFU (orientador, um examinador externo à UFU e um da UFU) e um suplente.
  • Doutorado: são necessários cinco membros titulares, sendo pelo menos dois externo à UFU (orientador, dois examinadores externos à UFU e dois da UFU) e dois suplentes.

O coorientador pode fazer parte da banca examinadora, mas não substitui nenhum desses.

A arguição e julgamento, feitos pela comissão examinadora, podem ser presencial, por videoconferência ou por parecer consubstanciado.

Orientações: 

*O Programa uniu em um arquivo as Normas pertinentes à redação de trabalhos que podem auxiliar na formatação do trabalho final (anexo no final da página)*

1º PASSO - Antecedência de 60 dias

Reservar, junto à Secretaria, o local para apresentação, se necessário.

Verificar no histórico escolar todas as informações pessoais, caso haja alguma incoerência, solicitar a alteração no Setor de Atendimento ao Aluno.

Verificar se há alguma pendência registrada no histórico escolar, principalmente de documentos de matrícula. Caso haja, envie pelo Portal do Estudante.

Verificar se todos os aproveitamentos de créditos já constam no histórico escolar. Se houver qualquer certidão de estudos ainda não aprovada no sistema, entre em contato com a Secretaria.

Devolver qualquer tipo de equipamento que tenha pegado empresta.

Elaborar a Ficha Catalográfica no Portal do Aluno e acrescentá-la no PDF da dissertação/tese. O detalhamento deste Serviço está em: Ficha catalográfica.

Atenção: se houver qualquer pendência no histórico escolar, a defesa não será agendada.

2º PASSO - Antecedência de 45 dias

Solicitar a reserva de espaço físico, se necessário, seguindo as instruções da página: Agendar espaço físico.

3º PASSO - Antecedência de 30 dias

Encaminhar por e-mail à Secretaria, com antecedência de 30 dias da data da apresentação

  1. Formulário de indicação da banca*.
  2. Cadastro de docente convidado (somente para os membros externos à UFU).
  3. Formulário de informações do discente e do trabalho, em Word.
  4. PDF do trabalho (que deve incluir a ficha catalográfica).
  5. Enviar o link da defesa em sistema de sua escolha (caso a defesa seja online).

* Colocar o nome completo de todos os membros, titulares e suplentes, bem como a qual instituição estão vinculados. Caso algum membro não esteja vinculado a nenhuma, coloque o nome da instituição na qual ele(a) tenha completado seu doutorado ou pós-doutorado.

Em posse de todos os documentos, a Secretaria do Programa os enviará aos membros da banca, registrando tudo em processo eletrônico no SEI.

Atenção: seguindo o Regulamento do Programa, instituiu-se o Formulário de Análise Prévia. Nesse formulário os membros da banca, mediante análise prévia da dissertação/tese, recomendarão ou não o trabalho para defesa pública. Sendo assim, a Secretaria em posse de todos os documentos citados acima os enviará aos membros da banca juntamente com o Formulário de Análise Prévia.

Os membros da banca devem responder o Formulário num prazo de até 20 dias após o recebimento do trabalho, ou seja, 10 dias de antecedência da defesa. O discente somente poderá ir para a defesa se todos os membros responderem o formulário. Se uma pessoa da banca não recomendar a defesa, a Secretaria informará ao discente da situação que, em até 10 dias, deverá solicitar dilação de prazo para defesa mediante apresentação de uma carta assinada por ele e por seu orientador.

Se o discente não conseguir cumprir a antecedência de 30 dias, deverá solicitar a dilação de prazo para defesa. Pois esse prazo será rigorosamente cumprido tendo em vista a importância do Formulário de Análise Prévia

Parecer cosubstanciado/Participação epistolar: participação epistolar acontece quando um membro da banca não pode participar presencial ou virtualmente da defesa do discente. Nesse caso, o membro envia sua apreciação do trabalho por meio de formulário padrão estabelecido pelo Programa. O trabalho será encaminhado no mesmo prazo de 30 dias ao examinador que deverá enviar o parecer, "Formulário - Participação Epistolar", para a Secretaria até 10 dias antes da apresentação.

4º PASSO - Apresentação

Caso a defesa seja presencial, é necessário que o discente verifique as condições do local e dos equipamentos, receba os membros da banca (inclusive combinando como será o trasnporte para aqueles externos à UFU).

Se a defesa for online, o discente deve verificar a conexão, o computador e se todos os membros conseguiram acessar o link corretamente.

5º PASSO - Corrigir o trabalho

Após a apresentação, com todas as observações apresentadas pela banca, o discente deverá corrigir o trabalho e encaminhar a versão final por e-mail à Secretaria no prazo de 60 dias, conforme prevê o Regulamento.

Além disso, o discente deve depositá-lo no Repositório Institucional (RI-UFU), conforme instruções do Serviço: Repositório UFU.

OBS: se houver alteração de título, a Ficha catalográfica deve ser corrigida. O Portal do Aluno ficará disponível para acesso até 5 dias depois da apresentação.

6º PASSO - Solicitar diploma

Com todas as etapas anteriores concluídas, o discente pode solicitar o diploma. O detalhamento está no Serviço: Diploma.

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