Maria Gabriela Franco de Lima

Última modificação: 13/09/2024 - 10:29
Jeamylle Nilin Gonçalves
Orientadora

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) onde foi Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq no Laboratório de Citogenética do Departamento de Biologia (DBI/UFLA) atuando na área de Ecotoxicologia e Citogenética Vegetal - linha de pesquisa "Prospecção de Efeitos Biológicos". Durante a graduação desenvolveu projetos utilizando os modelos vegetais Allium cepa e Lactuca sativa para investigar efeitos citogenotóxicos e mutagênicos de várias classes de poluentes ambientais, como metais pesados, pesticidas e resíduos industriais. É Mestra Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Campus Rio Claro) onde desenvolveu trabalhos no Laboratório de Mutagênese Ambiental. Seu projeto de pesquisa teve como objetivo investigar os efeitos citogenotóxicos e mutagênicos de tinturas capilares permanentes nos bioindicadores vegetais Allium cepa e Lactuca sativa e em células de hepatocarcinoma humano (HepG2/C3A). Atualmente, trabalha como pesquisadora no Laboratório de Ecologia Aplicada e Ecotoxicologia (LEATOX) da Universidade Federal de Uberlândia, sendo Bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (BDCTI, nível II) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Atua no projeto de pesquisa e extensão "Guardiões das Águas no Triângulo Mineiro: Educação Ambiental Para Conservação de Rios" desenvolvendo pesquisas na área de ecotoxicologia aquática e educação ambiental. Tem interesse nos seguintes temas: Ecotoxicologia, mutagênese ambiental, citogenotoxicidade e poluição aquática.