Aspectos da história natural da Reserva Ecológica do Panga

por Juliana Pinheiro
Publicado: 05/07/2023 - 17:52
Última modificação: 22/09/2023 - 08:01

APRESENTAÇÃO

A Reserva Ecológica do Panga (REP) é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural criada em 1986 quando a Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) autorizou a compra de uma área de vegetação natural para pesquisas básicas e para preservação. Desde 2006, a reserva tem sido mantida pela Administração Superior da UFU e a administração compartilhada por várias unidades da UFU.
A reserva possui 403,85 hectares e está situada a cerca de 30 km ao sul do centro de Uberlândia, o município mais populoso da região do Triângulo Mineiro, sendo uma das poucas áreas da região em bom estado de conservação. A REP apresenta grande diversidade de fitofisionomias do Cerrado brasileiro, com predomínio de formações savânicas, incluindo-se cerrado típico, cerrado ralo e cerrado denso. As fitofisionomias campestres são representadas por áreas de campos limpos úmidos e campo sujo e entre as formações florestais são encontradas a mata semidecídua, a mata de galeria e o cerradão.
Em função da incidência de incêndios de diferentes intensidades, a REP passou por mudanças consideráveis em sua cobertura vegetal ao longo das décadas. Desde a década de 80, centenas de trabalhos de pesquisa em diferentes áreas de conhecimento, com foco predominante em biodiversidade, tem sido conduzidos por docentes, graduandos e pós-graduandos da UFU e de outras instituições de ensino e pesquisa do
país e do exterior.
Desde 2012, a REP faz parte de um conjunto de 13 fragmentos de Cerrado incorporados ao Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do Triângulo Mineiro e Sudeste de Goiás. A proposta PELD-TMSG tem como principal objetivo descrever e entender os padrões de diversidade de vários grupos de plantas e animais do Cerrado e avaliar como mudanças no uso do solo afetam estes padrões.
Neste livro apresentamos aspectos da história natural de diferentes grupos biológicos que ocorrem na REP, com foco na diversidade biológica, interações e processos ecológicos avaliados em estudos conduzidos por diversos especialistas nos últimos anos.
O livro é composto por doze capítulos. Nos capítulos 1 a 4 são apresentadas informações sobre diferentes grupos de artrópodes. Estudos com vertebrados, incluindo aves e mamíferos de pequeno, médio e grande porte que ocorrem na REP estão nos capítulos 5 a 8. O capítulo 9 aborda interações planta-polinizadores e o capítulo 10 trata do efeito de diferentes fatores no processo decomposição da serrapilheira. Finalmente,
os capítulos 11 e 12 abordam temáticas referentes à vegetação da reserva.

Ano da defesa: 
2023