Parabéns aos aprovados no Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ecologia, Conservação e Biodiversidade.
Passado o prazo de recurso, agora seguem todas as orientações pertinentes e, além disso, esclarecemos que a Secretaria do PPG estará fechada a partir da semana que vem, voltando ao atendimento normal em agosto.
- todos os candidatos aprovados que fizerem matrícula (caso não haja qualquer comunicado contrário das agências de fomento, façam essa solicitação e cumpram os requisitos) terão bolsa de estudos;
- as bolsas de mestrado estarão disponíveis para cadastro já em agosto, com primeiro pagamento em setembro;
- as bolsas de doutorado estarão disponíveis para cadastro em setembro, com primeiro pagamento em outubro;
- as bolsas serão distribuídas por ordem de classificação no processo seletivo;
- é necessário definir o orientador agora, junto com a matrícula;
- o discente de mestrado tem disciplinas obrigatórias, sendo Métodos e Organização de Trabalhos Científicos, Ecologia de Populações e Ecologia de Comunidades e Ecossistemas agora, em 2023/2. Estatística em 2024/1 e Seminários de Dissertação em 2024/2. Além desses créditos, deve-se cursar 10 créditos em disciplinas optativas até o final do 3º semestre de curso, ou seja, até 2024/2;
- o discente de doutorado não tem disciplina obrigatória, mas deve cumprir 36 créditos em optativas sendo que podem ser aproveitados 24 créditos do mestrado;
- o discente de mestrado deve apresentar um certificado de proficiência em inglês até o 18º mês de curso;
- o discente de doutorado deve apresentar um certificado de proficiência em inglês e um certificado de proficiência em uma segunda língua estrangeira até o 36º mês de curso;
- os discentes de mestrado devem entregar o Plano de Trabalho 6 meses após seu ingresso no Curso;
- os discentes de doutorado não precisam fazer isso, uma vez que o projeto do processo seletivo fica registrado na secretaria e, depois, tem o Exame de Qualificação;
- os discentes de mestrado não têm o exame de qualificação, mas devem participar da disciplina Seminários de Dissertação no 3º semestre de curso;
- a matrícula é de 1º a 4 de agosto (observar sempre o calendário acadêmico);
- 2023/2 começa dia 16 de agosto e termina dia 16 de dezembro;
- todo bolsista deve fazer estágio docência, sendo que o estágio docência tem duração máxima de 1 semestre para o nível de Mestrado (disciplina "Estágio de Docência na Graduação I") e 2 semestres para o Doutorado (disciplinas "Estágio de Docência na Graduação II" e "Estágio de Docência na Graduação III");
- uma vez que a matrícula é efetivada, todos os discentes da UFU têm acesso ao Portal do Estudante;
Seguem links importantes do site:
É necessário responder ao e-mail da Secretaria:
- declarando interesse em se matricular no Programa;
- declarando interesse em receber bolsa;
- enviando toda a documentação e arquivos para matrícula, conforme as instruções do site;
Deve ser enviado um único e-mail com todas as informações e documentos pertinentes até o dia 30 de julho. Caso algum candidato não queira fazer matrícula, basta responder o e-mail dizendo que não quer se matricular.
O cadastro de bolsa vai acontecer logo após o processo de matrícula. Nesse sentido, vocês devem olhar as instruções para estarem cientes do que é necessário, mas nós solicitaremos a documentação somente após a efetivação da matrícula.
Ressaltamos, mais uma vez, que a Secretaria estará fechada durante este mês de julho, voltando às atividades em agosto.